quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

Escritor - Charles Bukowski


Fotografia daqui.


Charles Bukowski (1920-1994) nasceu na Alemanha e mudou-se ainda criança para Los Angeles. Sua obra, marcadamente autobiográfica, retrata personagens à margem do sonho americano. É autor de mais de 45 livros. 

Ao falar de Charles você encontrará nomes como: Buk, Hank, Henry Chinaski (seu alter ego), e claro, Velho Safado. Particularmente é o meu escritor favorito. Possuo apenas seis livros traduzidos, porém pretendo comprar muito mais de suas obras.

Conhecido pelos porres homéricos e humor ferino. Seus livros de contos, de todos que li, abordam sempre bebidas, sexo, corridas de cavalo, problemas com aluguel, emprego e diversas mulheres. Vocês podem até pensar que deve ser monótono ler sobre em todo conto, mas eu garanto: não é! Buk tem um dom único, ele prende os leitores, conquista-os. Faz você sentir tudo que ele está sentindo no momento. Suas ressacas, seus sentimentos e suas filosofias. Sem muita ambição, sem se importar com o que as pessoas iriam pensar, o funcionário bêbado dos Correios virou um dos grandes escritores. Conheci um americano, que ao ver meu livro do Buk, comentou sobre poucas pessoas gostarem do seu tipo de escrita.

Sinceramente? Eu acho isso demais! Não costumo gostar de coisas que todos gostam. Por exemplo: passar a ler Clarice ou Caio F Abreu porque virou febre nas redes sociais. Nada contra, mas é a forma como eu penso e o prazer que eu sinto em ter algo "só pra mim" (entendem?). Não que eu nunca vá lê-los, penso em um dia conhecer, mas por minha curiosidade e avaliar se é bom ou não (pra mim, claro). 



Dos seis livros que possuo, Cartas na Rua foi o ultimo que eu li, trouxe comigo na viagem. 
O livro de poesia "O Amor é um Cão dos Diabos" eu deixei no Brasil :(  
Que saudade desse velho! rs



Provavelmente ele apareça mais outras vezes por aqui <333 hehe. 

E vocês, já leram alguma obra? Qual a sua opinião em relação a esse tipo de escrita? 

xxx, Mon. 
todas as fotos são de autoria do blog. 


9 comentários:

  1. Eu li um livro dele, com várias crônicas e adorei.
    Achei interessante toda realidade que ele coloca na escrita, tornando-a atordoadora e fabulosa.
    Ele me parecia necessitado por álcool e sexo... rs

    Adorei a matéria sobre ele, muito perfeita.

    Bjão!

    livronasmaos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Foi uma grata supresa ler uma resenha sobre um livro interessante, Bukowski é um ótimo escritor!

    :D
    http://sesobrarpapel.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. Amei o post, e adorei o blog de vocês! <3
    Beijinhos, Lyn :*
    http://pequenainsone.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Que linda essa última imagem, amei *-*
    Excelente sábado!
    Beijinhos ;*

    http://bycarolinaa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Adorei! Muito bom *-*

    Beijos..

    Samylla Ellen'

    ResponderExcluir
  6. Nunca ouvi falar desse autor, quem sabe algum dia eu até leia alguma coisinha dele.

    Beijos!
    http;//bagaco-de-laranja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Já ouvira falar de Bukowski, mas nunca me ocorreu que ele seria este gênio literário!
    Vou procurar saber mais a respeito!
    Beijo,
    Vinícius - Livros e Rabiscos

    ResponderExcluir
  8. Eu não conhecia esse autor,
    parece ser muito boas suas obras.

    beijos*;

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia esse autor, mas pela resenha a história parece ser ótima. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Blog Archive